segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Primeiro Aniversário do grupo dos coroinhas da Paróquia da Boa Vista.

COROINHAS DA PARÓQUIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Ide por tudo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
No dia 29 de agosto de 2010, na matriz da Boa Vista, na missa das 9:00hs, comemorou o primeiro aniversário do grupo de acólitos São Tarcisio, padroeiro dos acólitos. Após a missa, houve uma festa para os coroinhas no salão paroquial. Estavam presentes os coordenadores do grupo dos coroinhas, a saber:   Os seminaristas Edmilson e Antonio, ambos do seminário maior da Arquidiocese de Olinda, e Recife e Maria Ferreira. O grupo dos coroinhas está de parabéns por completar um ano de existência em nossa paróquia. Paz e bem.





A oração faz parte da nossa vida e do grupo dos coroinhas. 



As promessas dos coroinhas para desempenhar com muito amor e dedicação a missão de servir o altar do Senhor. 

sábado, 28 de agosto de 2010

A MEDITAÇÃO ESCRITA POR DOM JESÚS SANS MONTES, OFM, ARCEBISPO DE OVIEDO, ADMINISTRADOR APOSTÓLICO DE HUESCA E JACA.

EVANGELHO DO DOMINGO Lc 14,1.7-14, 29/09/2010

Jesus não prestava atenção somente nos lírios do campo, nos pássaros do céu, mas também era um profundo observador da conduta humana: das crianças simples e sem falsidade, das viúvas que oferecem tudo o que têm, dos pecadores que, no fundo, têm um coração aberto ao perdão e ao arrependimento... E também prestará atenção nos aparentes, nos que caminham pela vida da propaganda e da etiqueta.

Jesus foi convidado à casa de um dos fariseus num sábado. Tanto Ele como os outros, todos observavam mutuamente aquele convite. O que Jesus viu? Que as pessoas procuravam se sentar nos primeiros lugares, para sair na foto da sociedade do lugar, para estar na boca do povo e sentir-se na passarela da influência e do renome.

Jesus falará sempre da verdade, pela verdade morrerá, da verdade se autodefinirá. Jamais a partir da aparência. Porque a aparência é sempre uma mentira, mais ou menos camuflada, mais ou menos procurada e querida. Ser o que no fundo não se é, aparentar e passar a perna, usar máscaras, viver num eterno carnaval. Uma pessoa assim, que vive a vida com sua fantasia particular (pouco importa se tal fantasia é ideológica, cultural, econômica ou inclusive religiosa), é uma pessoa vendida a si mesma, às suas pretensões; uma pessoa escrava das suas próprias correntes, e por isso inábil para a liberdade e para a simplicidade.

"Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar" ( Lc 14, 8). Não só pelo mal-estar que pode supor depois o fato de o anfitrião tirá-lo do seu podium e devolver-lhe à sua crua realidade, mas porque quem tem pretensões indevidas, quem vai como "capa de revista", é difícil que compreenda sua dignidade e a dos demais, quando tão ocupado está com sua aparência.

São Francisco dirá isso com sua proverbial simplicidade: "Somos o que somos diante de Deus e não mais" (Admoestação 19). Só quem experimentou a liberdade de ser e de querer ser o que somos aos olhos de Deus, somente esse pode entender Jesus. São os olhos do Senhor que nos guiam na senda verdadeira, que nos conduzem a reempreender o caminho sempre que nos cansamos de andar, que nos desviam quando nossos passos se torcem, que se tornam luz e graça para caminhar. Os olhos de Deus não enganam nunca, não humilham jamais, iluminam sem cegar. Feliz quem vive assim, simplesmente, porque experimentará o que é viver na paz, na liberdade, sem ansiedades devoradoras, sem poses hipócritas, sem truques fictícios... Sendo quem somos diante de nós mesmos e diante dos outros, o que somos diante de Deus.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nota de pesar pelo falecimento de dom Acácio Rodrigues Alves

Brasília-DF, 25 de agosto de 2010
SG. nº 0704/10


“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só.
 Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24)
Causou-nos profunda dor e tristeza a morte de Dom Acácio Rodrigues Alves,  bispo emérito de Palmares, no Estado de Pernambuco, ocorrida nesta terça-feira, 24 de agosto. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB vem, pois, manifestar sua solidariedade aos diocesanos de Palmares que, por 38 anos, tiveram Dom Acácio como seu pastor.
Nascido em Garanhuns, no Pernambuco, Dom Acácio tinha 85 anos. Com apenas 13 anos de padre e 37 de idade foi nomeado bispo de Palmares, prova dos extraordinários dons com que foi revestido pela graça de Deus.
Com 48 anos de ministério episcopal, Dom Acácio deixa-nos uma extensa lista de serviços prestados à Igreja em prol do Reino de Deus. Especialista em Direito Canônico, foi presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas. No Regional Nordeste 2 da CNBB, foi responsável pela Pastoral Familiar, pelo Tribunal Eclesiástico e pelo Ecumenismo. Em tudo que fez, viveu intensamente seu lema episcopal: “Um em Cristo”.
Dom Acácio celebra, agora, sua Páscoa definitiva. Ao Cristo Ressuscitado fazemos chegar nossa confiante súplica em favor deste irmão a fim de que seja premiado com a “coroa da glória”, reservada para os eleitos de Deus.
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MORRE O BISPO EMÉRITO DE PALMARES

Faleceu nesta terça-feira, 24, o bispo emérito de Palmares (PE), dom Acácio Rodrigues Alves, 85 anos. Ele estava internado no hospital Real Português, de Recife (PE), desde março deste ano. Ele tinha mal de Alzheimer e diabetes avançado, além de estar em coma devido a graves infecções que o atacaram desde a amputação de um dos dedos do pé.
Segundo informações do bispo diocesano de Palmares, dom Genival Saraiva de França, às 19h de hoje, haverá uma missa de corpo presente na catedral de Palmares. Às 9h de amanhã, 25, outra missa será celebrada na igreja matriz do município de Gameleira, que fica a 34 km de Palmares. Logo em seguida, o corpo será sepultado na própria igreja.
Dom Genival explica, que o motivo da missa de amanhã e do sepultamento ocorrerem na igreja matriz de Gameleira se dá, porque a catedral de Palmares ainda encontra-se fragilizada devido às fortes inundações que afetaram o município no mês de junho.
O lema episcopal do dom Acácio era "Um em Cristo".
Obs: Texto tirado no blog da CNBB: http://blogdacnbb.blogspot.com.